Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Dr. Stephen Covey (1932-2012) foi e continua a ser um guru de gestão extremamente influente. O livro mais famoso de Covey, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, tornou-se um plano para o desenvolvimento pessoal quando foi publicado em 1990. Os princípios podem ser usados para a vida em geral – eles não se limitam a locais de trabalho, gestão, liderança etc. Conceitos realmente pode ajudar as pessoas a crescer, mudar e tornar-se mais eficaz em qualquer outro aspecto da responsabilidade humana que você possa imaginar.

Os Sete hábitos de Covey são fáceis de entender, mas, como todos os melhores e mais simples modelos, podem ser um pouco mais difíceis de aplicar na prática. Os “hábitos” parecem muito simples, e em muitos aspectos eles são, ainda que em graus variados que podem implicar mudanças significativas no modo de pensar e agir.Seja inspirado por idéias Covey, no entanto. Eles são maravilhosos.

Aqui está um resumo rápido. Eu encorajo você a explorar e usar suas idéias.

Hábito 1 – Seja proativo

Esta é a capacidade de controlar o ambiente, ao invés de deixâ-lo controlar você, como é muitas vezes o caso. Autodeterminação, escolha e poder para decidir a resposta a estímulos, condições e circunstâncias.

Hábito 2 -Comece com o objetivo em mente

Covey chama isso de hábito de liderança pessoal, ou seja, liderar a si mesmo em direção aos seus objetivos. Ao desenvolver o hábito de se concentrar em atividades relevantes você vai construir uma plataforma para evitar distrações e tornar-se mais produtivo e bem sucedido.

stephen

Hábito 3- Faça primeiro o mais importante

Covey chama isso de hábito de administração pessoal. Trata-se de organizar e implementar atividades de acordo com os objetivos estabelecidos no hábito 2. Covey diz que o hábito 2 é o primeiro, ou criação mental; O hábito 3 é o segundo, ou criação física.

Hábito 4- Ganha x Ganha

Covey chama isso de hábito de liderança interpessoal, necessário pois as nossas conquistas são largamente dependentes dos esforços cooperativos com os outros. Ele diz que o ganha-ganha é baseado no pressuposto de que há muito para todos, e que o sucesso segue uma abordagem cooperativa mais naturalmente do que o confronto de ganhar- ou-perder.

Hábito 5 – Busque primeiro compreender e depois ser compreendido

Uma das grandes máximas da era moderna. Este é o hábito de comunicação de Covey, e é extremamente poderoso. Covey ajuda a explicar isso em sua analogia simples “diagnosticar antes de prescrever”. Simples e eficaz, e essencial para desenvolver e manter relações positivas em todos os aspectos da vida.

Hábito 6 – Sinergia

Covey diz que esse é o hábito da cooperação criativa – o princípio de que o todo é maior do que a soma de suas partes, o que implica no o desafio de ver o bem e o potencial na contribuição da outra pessoa.

Hábito 7 – Autorrenovação

Este é o hábito da auto-renovação, diz Covey, e necessariamente envolve todos os outros hábitos, permitindo e incentivando-os a acontecer e crescer. Covey interpreta o caráter em quatro partes: o espiritual, mental, físico e social / emocional, que todos precisam de alimentação e desenvolvimento.

Conclusão

Os Sete Hábitos de Stephen Covey são um conjunto simples de regras para a vida – inter-relacionados e sinérgicos, e ainda cada um poderoso e digno de adotar e seguir em seu próprio direito. Para muitas pessoas, ler o trabalho de Covey, ou ouvi-lo falar (agora em gravações, vídeos, etc), literalmente muda suas vidas. O pensamento de Covey é realmente poderoso e altamente recomendado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s